quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Começando devagarzinho ...

2008 foi um ano bem significativo pra mim. Sobretudo por ter tido 365 dias. Não é fácil conseguir uma sequência dessas, um dia após o outro, sem interrupções.
Afora esta imprescindível questão, 2008 foi um ano revelador. O fato de morar sozinho não me trouxe nenhum trauma ou experiência avassaladora.
Sempre me considerei ótima companhia e nunca tive muitos problemas em me encarar sozinho numa noite qualquer. Isso não quer dizer que eu me considere auto-suficiente (com hífen, foda-se). Mas como diria o grande filósofo contemporâneo Roger Moreira alguém só pode se entregar, sabendo se amar, não é? Neste quesito, acho que estou bem.
Voltando às revelações do ano. Tem uma diferença enorme entre prova e convencimento. Um grande professor que tive na ECA me ensinou isso numa aula de retórica. Você pode provar um ponto para uma pessoa, usando a lógica e a racionalidade, e ainda assim ela não se convencer dessa questão. Contra provas não há argumentos, mas não existe argumento definitivo que convença alguém que não queira ser convencido de uma prova.
Sempre soube que as coisas levam mais tempo do que gostaríamos pra acontecer. Até pouco tempo atrás, não me convencia muito disso. Mas nesse ano comecei a entender essa tese de forma mais clara. Algum momento-chave que me causou essa mudança? Não. Acho que o tempo e muita reflexão sobre vida pessoal, social e profissional. Ao longo do ano, devo escrever posts por aqui que ajudem a pontuar isso de forma mais clara.
Que mais? Seguindo a lógica do post abaixo, me tornei uma pessoa pior. Ainda não sei se considero isso bom ou mau, mas é fato que aconteceu. Sei bem que não é isso que eu quero, mas não posso negar que tive bons momentos sendo assim.
E 2009 ? Bom ... comecei o ano essa semana. Sem dúvida estou mais tranquilo ... começo tentando levar a vida de um modo um pouco mais prático e menos filosófico. Se tivesse sendo entrevistado pela Marilia Gabriela e tivesse que responder em uma palavra o que pretendo pra esse ano é "simplificar".
Vamos ver se eu consigo.
Desculpem o abandono momentâneo das minhas terras. Tem muita coisa que quero contar por aqui, mas ainda estou esperando a hora certa. Agora vou cuidar do mato que tá crescendo do outro lado.
Feliz 2009!

2 comentários:

Tats disse...

se é quem eu to pensando, saudades das digressões desse grande professor. feliz 2009

Eterna Aprendiz disse...

Ah! Que máximo!

Tbém penso em morar sozinha num futuro próximo... e tbém não acho que isso seja questão de ser ou não auto-suficiente (com ou sem hífen..rs)...

Acho que pra gente tem que estar bem com a gente mesmo antes de qqer coisa!! Et c´est fini!

Que bom que voltou a postar ;)

Bjs e tdb em 2009 (quem sabe eu o conheço pessoalmente, né?)

PS: Engraçado que o fato do prof tb me chamou atenção. Fiz ECA, tb).