domingo, 7 de setembro de 2008

Mais uma geração garantida!

Depois de três anos de espera, finalmente tive coragem de tentar cozinhar as míticas Cachofras (não é alcachofra, é cachofra!) a la Elvira Laganaro. Essa é uma famosa (e secreta) receita da família, vinda do sul da Itália, para aquele que considero o prato mais mágico de todos. Sempre causou furor na minha pequena família. Só preparado 1 vez ao ano, de forma magistral. Sempre degustado com enorme louvor.

Quando minha avó estava prestes a se aposentar da profissão "do lar". Resolvi documentar e participar (como sempre fazia na infância) de todo o processo de feitura da tal Cachofra. Anotei cada etapa e também gravei tudo.
Mês passado fui ao mercadão municipal para comprar com amigos os ingredientes de outro prato delicioso (nhoque ao sugo, nos moldes da família, claro). Lá vi lindas alcachofras, da graúdas, e percebi que era hora de me arriscar como seguidor desse legado carregado por senhoras gordas, simpáticas e excepcionalmente dedicadas à arte da comida (culinária é coisa pra francês).
Sempre gostei de "me meter" na cozinha pra inventar moda. E dessa vez, acompanhado de 3 bravos guerreiros, não inventei nada. Muito mais que isso, me tornei o "Cachofra Master"!
Posso agora avisar minha querida avó, para que fique tranquila. Apesar d'eu não conhecer 1 centésimo dos atalhos da cozinha que ela conhece, a próxima geração dos Laganaro (e amigos) não será privada das mágicas "Cachofras" dela.
Salve as Cachofras!!!

Nenhum comentário: