domingo, 12 de julho de 2009

Rindo com os mestres

Depois de meses longe das minhas terras voltei. O mato está alto como nunca. Apesar do frio da madrugada, resolvi caminhar um pouco por aqui.
Remexendo meus arquivos, tirei o pó dos meus mp3 da PRK-30 e me assustei com o quanto me diverti ouvindo-os, mesmo que pela octagésima nona vez.
Pra quem não sabe, PRK-30 foi o primeiro grande programa de humor do rádio brasileiro. Até onde pesquisei, criado em meados da década de 40 e se tornou um fenômeno de popularidade na década seguinte (quem quiser saber um pouco mais clique aqui).
O mais impressionante é que o programa (transmitido ao vivo) era escrito e protagonizado apenas por 2 locutores, Castro Barbosa (com o personagem Megatério Nababo D'Alicerce) e Lauro Borges (Otelo Trigueiro), que apresentavam notícias, faziam radionovelas, satirizavam programas de auditório, cantavam jingles, e por aí vai.
Pra quebrar o gelo, segue o primeiro exemplo (rapidinho!):

O Humor (com "h" maiúsculo mesmo) deles era assustadoramente rápido e bem feito. Características que considero das mais geniais e ao mesmo tempo traiçoeiras em uma peça cômica. E por que digo isso? Porque muita gente acaba não percebendo piadas geniais. Aliás, acho que esse é um dos karmas da comédia. A comédia "fácil" (mesmo quando bem feita) é desvalorizada porque é aparentemente boba e caricata. A comédia "difícil" acaba passando despercebida porque necessita da atenção e de predisposição do espectador pra ser percebida. Por conta disso, os grandes humoristas só são premiados pelo conjunto da obra (e depois de terem provado por inúmeras vezes que são geniais).
Os dois da PRK-30 conseguiam combinar um pouco dos 2 universos ("fácil" e "difícil"), com uma versatilidade inacreditável e tiradas sensacionais. Quase todas as piadas deles, funcionariam atualmente. Por exemplo, ao parodiar a transmissão de uma corrida de carros na Gávea, Otelo Trigueiro solta - "O dia está ótimo, amigo ouvinte. Chove torrencialmente aqui na Gávea. Tá fresquinho mesmo, epa. Com a chuva a corrida encolheu!!". :-) Bom, né?
Ao mesmo tempo que é um karma, (vou falar isso por experiência própria) acho que uma das coisas mais gratificantes pra que gosta de produzir humor, é perder horas de tempo pensando nos detalhes que talvez poucas pessoas vão perceber. Pensei numa série de exemplos aqui, mas não tem coisa mais chata do mundo do que transcrever piada, e ainda grifando a parte boa! ( algo que eu seria incapaz de fazer aqui, não acham?)
Vou colocar, então, outro trecho deles. Agora um pouquinho maior, mas é a sátira de uma novela, algo que todo mundo no Brasil gosta.

Enfim, amigos. Pra quem estava meses sem falar nada, acho que valeu voltar bem acompanhado dos geniais locutores cariocas.
Espero que vocês "se divirtam-se".
P.S. : Quem quiser saber mais sobre o programa, tem o livro "No AR PRK-30!", de Paulo Perdigão, que conta com 2 Cd's cheios de sketches fantásticas da dupla.


Um comentário:

Flavio Barone disse...

hauhauhauhauhauhauahuah
bom pra kralho...
(desculpe o termo)

abs