Nunca achei que o humor e a música tivessem que caminhar separadamente. Imagino que os artistas de Vaudeville foram os primeiros a perceber isso, mas, de qualquer forma, "humor musical" nunca chegou a ser um gênero propriamente dito.
Acho que, nos tempos modernos, o primeiro cara mais conhecido a flertar com a idéia foi o Andy Kaufman. Não vou falar muito dele porque ainda escreverei um post exclusivo. Só pra dar uma prévia, vale dizer que ele ficou bem famoso nos EUA pelos seus números musicais, digamos, "irreverentes" (e foi brilhantemente representado pelo Jim Carrey no filme "O Mundo de Andy").
Lembrei agora, que os "Trapalhões" já brincaram com essa possibilidade também. Quem não se lembra da versão de "Teresinha de Jesus" com o Didi, Zacarias e o querido Mussunzis! Bom, pra quem não lembra, e pra quem lembra mas ficou com vontade de matar a saudade, aí vai :
Continuando ... nas minhas pesquisas sobre humor, tempos atrás descobri uma dupla de musicistas que, aparentemente, nunca se encaixaram bem no ambiente clássico e resolveram criar um show chamado "A Little Nightmare Music". Pensei em falar um monte de coisa aqui, mas o melhor é mostrar :
Esse trecho mostra o quanto os caras são débeis mentais, engraçados e criativos.
E esse é o típico exemplo de que (bom) humor e inteligência caminham juntos sempre! Sem "gimmicks".
Quem quiser saber mais, vale a pena dar uma procurada no Youtube (eles chamam : Igudesman & Joo) ou mesmo no site dos caras : http://www.igudesmanandjoo.com/
Aí, tempos atrás o Kris me passou uma outra dupla. Outro estilo, mas igualmente cínica e genial. Aliás, dá pra perceber que, assim como os grandes comediantes de Stand-Up, esses caras tem um nível de cinismo quase sobre-humano (e fantástico de se ver). Os caras chamam : Flight of the Conchords. Outro caso de gente que deve ter cansado de tentar uma carreira mediana no meio musical e aí, graças a Deus, descobriu seu verdadeiro talento. Eles tem uma pegadinha "folk", letras espetaculares e muito, mas muito domínio de palco.
Infelizmente não tem versão legendada, mas pra quem entende inglês, ouça com atenção porque é de rolar de rir.
E aqui é um dos clipes que eles fazem num programa de TV, ou algo do tipo. Vi vários deles, e sempre achei que perderam de longe das versões "ao vivo". É quase impossível (mesmo pra eles) competir com aquilo que a gente imagina só ouvindo as letras. Mas, nesse eles acertaram a mão. (dessa vez entender inglês até ajuda, mas não é essencial ...).
Enfim ... ao que se parece, o humor está em alta no mundo inteiro e, espero, vamos ver cada vez mais bons jeitos de se fazer rir. Conforme eu for descobrindo, vou colocando por aqui!
Divirtam-se!
Um comentário:
Não conhecia seu blog.
Que viadagem.
Postar um comentário